OUÇA A RADIO IPNJ AO VIVO

Músicas,Pregações, Debates e Estudos Bíblicos.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O réptil político

Achei muito interessante esse texto que recebi no meu email e resolvi publicar para compartilhar com outras pessoas.

O admirável GANDI se distinguia pelos gestos que marcaram a sua existência de inconformismo e de rebeldia a submissão colonialista inglesa, Na política pacifista de resistência interpretava a alma da nação, motivava a todos e o resultado foi à independência de seu povo. Sua história inspira a humanidade e se irmana ao feito de Mandela.

Como se viver em um mundo onde a procura de símbolos políticos desse quilate praticamente inexistem. Já escrevi sob o político redondo, já ouvi falar por quanto tempo lideres resistiriam a posições anti-governo, ou seja, se a adesão ocorreria antes, durante ou depois da posse do governante. Outros, mais pragmáticos, esperam o resultado de pesquisas, idôneas ou não, para esticarem o pescoço na direção de quem as lidera, ávidos de serem vistos como salvadores da pátria, elementos decisivos no resultado final.

Esta é a espécie que segue a regra de Maquiavel. Os fins justificam os meios. O preto se torna branco e o quadrado redondo. É o sonho de Luther King às avessas, só que as pessoas se davam as mãos no sentido de solidariedade, de amor e de desavenças estéreis. Aqui não, estarão em palanques, alguns separados, outros juntos tentando convencer os eleitores que não fazem parte da claque contratada de que o passado foi um sonho que passou e a realidade é outra.

Constrói-se, pois, o político reptiliano, da época dos dinossauros, aquele que rasteja, vive em covas escuras e repentinamente aparece lépido com o apetite voraz para abocanhar os restos do poder. São os desconstrutores da democracia, os adeptos do oportunismo, criadores da descrença política paridora de “tiriricas”. O povo, dia a dia, em decorrência da informação em tempo real, tem dado demonstrações excepcionais de resistência aos métodos fascistas, a reação as tropas de choque herdeiras das SA nazistas. Os césares para manterem o prestigio forneciam pão e circo. Os seus seguidores podem até fazer isso por algum tempo, porem, tempo haverá em que a verdade não poderá ser contida, os conchavos feitos sem respaldo do povo, essas contradições e o seu preço serão desnudadas, então a verdade será a musica do momento e a sua força levará, em roldão irresistível, os políticos reptilianos ás suas origens, covas de mentiras de onde nunca deveriam ter saído. Então todos poderão dizer, ao som dessa utopia, como o poeta amazonense “faz escuro mais eu canto” .

Valério Marinho

Advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário